quinta-feira, 17 de março de 2011

O ser de Parmênides (16/03)

  1. Sobre o prólogo (parte inicial do poema);
    • O trajeto à deusa Justiça (Dikê); este caminho assim como todo prólogo do poema tem a função de mostrar que a fundamentação do caminho verdadeiro não é um questão pessoal e individual e muito menos humana de Parmênides, mas se trata de algo objetivo e supra-humano. Algo para além da inconstância do homem e de suas sensações e opiniões; pois, é uma verdade que só uma Deusa pode dizer.
    • Os dois caminhos, uma da mudança e da opinião o outro da Verdade imutável e invariável;
      • "Só o Ser é, o Não-Ser Não é". É o princípio de toda ontologia ocidental, um Ser que é um todo abstraido do sensível e mutável que se encontra na sensibilidade dos homens. O caminho do ser é o caminho único da verdade que funda a ontologia e sua pergunta pelo "ón" (ente) em e para si;
      • Além de logicamente expressar um principio do pensar como essencial, o PNC - Princípio de não-Contradição;
  2. "Pois o mesmo é Pensar e Ser";
    • Esta estrofe do poema de Parmênides se coloca no princípio de toda metafísica ocidental, por isso é considerado o "Pai da metafísica", a quem Platão rende homenagens e se coloca como "Filho" de seu pensamento;
    •  Entender esta identidade entre o Pensar (noeîn) e o Ser (eînai) é entender como tudo o "que é" é também pensamento; há uma abertura para o idealismo (tal como entendido por Platão). Em seu significado tanto Ser quanto Pensar, se inter-penetram como uma só realidade. O Ser, assim, abstrai-se de todo sensibilidade em um Pensar ontológico e objetivo na realidade.
    • Esta identidade Ser-Pensa não é simples, pois há possibilidade do erro e do não-ser, mas trata-se de um dos mais importantes parâmetros para o caminho da Verdade;
    3.  "É preciso que o dizer (légein) o pensar (noeîn) e o que é sejam (éon)"
    • Aqui é possível verificar uma inter-relação entre o dizer, em seu ato pragmático-linguístico, o pensar, noético-especulativo, e "o que é", uma ontologia. Ou seja, Dizemos o que pensamos do ser, sendo o Pensar e ser o mesmo,; dizemos ontologicamente o-que-é e o pensar. Trata-se de uma medição linguística de ser-pensar.
Parmênides se contrapõe a Heráclito em sua filosofia dialética dos opostos na realidade em devir. Trata-se em Parmênides, de uma filosofia monológica e unitária do ser. Só o caminho de Ser é. A unidade pensar e ser é um parametro essencial para  o caminho da verdade do Ser, sendo uma unidade especulativa (puramente intelectiva e ontológica do real em sua realidade única como Ser).

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